QUEM SOMOS

CAVALEIROS - alusão aos Templários, às Cruzadas e à Távola Redonda. HERMON - o termo remete-nos ao Monte Hermon, em cujo topo se forma a neblina que se condensa em forma de garoa, o orvalho consagrado pelo Salmo 133. Essa precipitação "tolda parcialmente o sol escaldante do sul do Líbano, e umedece seu solo, transformando-o numa das regiões mais férteis e amenas do Oriente Médio."

Nós Cavaleiros do Hermon, na constante busca para tornar feliz a humanidade, sob a égide do Grande Arquiteto do Universo, que é Deus, nos reunimos às sextas-feiras a partir das 20h00 , na Avenida Pompéia, 1402 - Templo Ir.'. Willian Bucheb - São Paulo - SP.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

POR QUE DEVO PAGAR A LOJA?



 
POR QUE DEVO PAGAR A LOJA?
 
Muitos irmãos, nas mais diversas Lojas Maçônicas, independente do Rito que pratiquem se deparam com um problema corriqueiro, a questão financeira da Loja.
A Loja Maçônica é, antes de mais nada, uma instituição civil sem fins lucrativos, a qual se sustenta via de regra das mensalidades pagas pelos seus membros, chamados de obreiros. Essas mensalidades tem como objetivo custear as despesas referente ao aluguel ou manutenção do Templo, impostos, taxas de água, luz, gás, despesas com correios, impressões, arquivos, emissão de boletos, despesas bancárias, ágapes, jóias e paramentos, etc..., mas o mais importante são os custos referentes ao Pecúlio (seguro de vida maçônico). Logo, o irmão ao deixar de contribuir com o custo mínimo ele estará acarretando um custo a mais aos demais irmãos.
Não duvidamos que a crise possa ter chegado aos lares dos maçons, porém perguntamos, o irmão que alega estar passando por dificuldades momentâneas pode se dar ao luxo de gastar quase o valor da mensalidade no copo d’água após a sessão, eximindo-se de honrar com a mensalidade?
Não nos cabe julgar nenhum irmão, afinal todos são maiores e vacinados, mas os irmãos que gastam com supérfluos, sejam no copo d’água, seja com ostentações desnecessárias, estão sendo justos com os irmãos que carregam o piano?
Com certeza os irmãos que agem dessa forma não pensão além do próprio umbigo,  na hora de contribuírem com uma obrigação que juraram cumprir são os primeiros a arrumarem mil e uma desculpas para se eximirem da responsabilidade. Esses deveriam ao menos ter vergonha na cara e pedirem o afastamento, sem anúncios ou alardes, ou serem homens livres e de bons costumes e cumprirem com a obrigação pecuniária, deixando de ser um encosto para os irmãos.
Claro, os irmãos realmente necessitados devem sim ser auxiliados, para isso temos os mecanismos internos e a autoridade que se aplica a estes casos. Lembrando que a grande maioria de inadimplentes nem se quer procuram elaborar uma prancha, endereçada ao Venerável ou ao Hospitaleiro, expondo suas dificuldades e necessidades; até nisso são omissos.
Por tais motivos devo pagar a Loja, seja para não ser um encosto, seja para realmente demonstrar que sou cumpridor de minhas obrigações, que tenho caráter, mas acima de tudo porque tenho consciência que a instituição para se manter exige esse pseudo sacrifício de todos.
Então meus irmãos, aqueles que não querem ver suas mensalidades aumentadas, cumpram com suas obrigações, ou convençam aqueles que  não o fazem a ter o mínimo de vergonha na cara e dignidade de pedirem para sair, afinal a carteirinha do Clube do Bolinha e suas Insígneas todos querem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário