“Farás também um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pedestal, a sua hástea, os seus cálices, as suas maçanetas e as suas flores formarão com ele uma só peça. Seis hásteas sairão dos seus lados: três de um lado e três do outro. Numa hástea, haverá três cálices com formato de amêndoas, uma maçaneta e uma flor; e três cálices, com formato de amêndoas na outra hástea, uma maçaneta e uma flor; assim serão as seis hásteas que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro cálices com formato de amêndoas, com suas maçanetas e com suas flores. Haverá uma maçaneta sob duas hásteas que saem dele; e ainda uma maçaneta sob duas outras hásteas que sai ele; e ainda mais uma maçaneta sob duas outras hásteas que saem dele; assim se fará com as seis hásteas que saem do candelabro. As suas maçanetas e as suas hásteas serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para alumiar defronte dele. As suas espevitadeiras e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro se fará o candelabro com todos estes utensílios. Vê, pois, que tudo faças segundo o modelo que te foi mostrado no monte.” Ex. 25:31-40 (RA).
Vemos
aqui que o próprio Deus passa instruções a Moisés quanto à construção de um
grande castiçal de 1,5 metros de altura e 43 quilos, o qual deveria ter sete
hastes, ou pontas. Em cada ponta deveria haver uma lâmpada, a qual queimaria
óleo de oliva e iluminaria o interior do Tabernáculo e, posteriormente, o
Templo em Jerusalém, os quais não possuíam janelas. Nota-se também que a menorá
deveria ser feita a partir de uma peça de ouro batido, não podendo ter emendas
ou rejuntes. Ela teria uma base e uma haste central, de onde sairiam 6 outras
hastes (três para cada lado). Cada haste seria decorada com três cálices de
ouro em formato de amêndoas, uma maçaneta (espécie de suporte para a lâmpada) e
uma base estrelada em formato de flor, a qual serviria como lâmpada. Um fato
interessante é que todas as hastes deveriam iluminar em direção ao centro
(verso 37), e não em todas as direções como é comum a candelabros. Dessa forma,
as hastes da menorá brilhariam como se fossem uma grande e única chama,
realçando a haste central: “todos juntos como se fossem um”. Este fato isolado
nos mostra que a menorá jamais foi criada por Deus para ser um simples objeto
de iluminação. Ela é muito mais do que isso. Ela representa um objeto criado
pelo próprio Deus com um mistério contido em sua forma e arquitetura, que nos
ensina sobre o grande plano do Eterno para o homem!
Alguns
sábios judeus da idade média afirmaram que a menorah representa a Árvore da
Vida, e que suas sete hastes representam as sete palavras que compõe o primeiro
versículo de Gênesis. Mas o que representa realmente a menorah? Vemos um outro
relato da menorah em Zacarias 4:1-10, onde o profeta tem uma visão de um candelabro
de sete pontas, sendo abastecido por duas oliveiras, que estão ao lado de uma
grande bacia de azeite. O profeta identifica as sete pontas como sendo “os
olhos do Senhor que percorrem toda a terra” (verso 10). Temos uma passagem
semelhante a essa em Apocalipse 5:6: “Então, vi, no meio do trono e dos quatro
seres viventes e entre os anciãos, de pé, um Cordeiro como tendo sido morto.
Ele tinha sete chifres, bem como sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus
enviados por toda a terra.” Neste texto vemos os sete olhos como sendo os sete
espíritos de Deus, os quais percorrem toda a terra. O profeta Isaías vai mais
longe, e profetiza que os sete espíritos de Deus representam o próprio Yeshua,
o qual manifestaria em carne, as sete características do servo do Senhor: “Do
tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre
ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito
de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.” (Is
11:1-2).
Mas é em Apocalipse 1:12-20 que realmente entenderemos o verdadeiro significado da menorá e suas sete hastes: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a homem, com vestes talares e cingidas, à altura do peito, com uma cinta de ouro. (...) Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. (...) Os sete candeeiros são as sete igrejas.” É maravilhoso notar o que João relata! Yeshua diz que os castiçais, ou a menorah, representa a Kehilat Adonai (Igreja ou Congregação do Senhor), composta de judeus e gentios, sobre a qual as portas do inferno não prevalecem. As sete igrejas representadas na menorah devem, então, resplandecer a Luz da Palavra de Deus, testemunhando ao mundo os Seus caminhos. Yeshua mesmo disse aos seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:14-16).
Vemos então que a menorá é um símbolo que representa o relacionamento entre Deus e Seus servos. Ela representa a Igreja (judeus e gentios), a qual brilha unida iluminando o centro: o próprio Yeshua. Devemos brilhar nossa luz diante dos homens, e em direção ao Mashiach, isto é, glorificando a Yeshua, para que os homens vejam nossas boas obras e glorifiquem ao Pai. O Rei Davi também descreve a luz da menorah como sendo a própria Torá, a lei eterna de Adonai. Ele escreve: “Tua Lei (Torá) é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminhar”(Sl 119:105 – XXL). Por isso, ao representar a Palavra de Deus, a menorá também representa o próprio Yeshua, pois Ele é “o logos que se fez carne e habitou entre nós”. E ao mesmo tempo, ao representar a Palavra de Deus, a menorá se assemelha a Árvore da Vida, pois aquele que guarda os mandamentos do Eterno resplandecerá vida, como uma árvore que produz vida e vida em abundância. Amenorah, portanto, representa a essência de Israel e o dever de todo crente em Yeshua: resplandecer a Torá (palavra) do Eterno sobre toda a terra através de Yeshua, fazendo com que as nações glorifiquem ao Pai, o Deus único de Israel!
Mas é em Apocalipse 1:12-20 que realmente entenderemos o verdadeiro significado da menorá e suas sete hastes: “Voltei-me para ver quem falava comigo e, voltado, vi sete candeeiros de ouro e, no meio dos candeeiros, um semelhante a homem, com vestes talares e cingidas, à altura do peito, com uma cinta de ouro. (...) Escreve, pois, as coisas que viste, e as que são, e as que hão de acontecer depois destas. (...) Os sete candeeiros são as sete igrejas.” É maravilhoso notar o que João relata! Yeshua diz que os castiçais, ou a menorah, representa a Kehilat Adonai (Igreja ou Congregação do Senhor), composta de judeus e gentios, sobre a qual as portas do inferno não prevalecem. As sete igrejas representadas na menorah devem, então, resplandecer a Luz da Palavra de Deus, testemunhando ao mundo os Seus caminhos. Yeshua mesmo disse aos seus discípulos: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mt 5:14-16).
Vemos então que a menorá é um símbolo que representa o relacionamento entre Deus e Seus servos. Ela representa a Igreja (judeus e gentios), a qual brilha unida iluminando o centro: o próprio Yeshua. Devemos brilhar nossa luz diante dos homens, e em direção ao Mashiach, isto é, glorificando a Yeshua, para que os homens vejam nossas boas obras e glorifiquem ao Pai. O Rei Davi também descreve a luz da menorah como sendo a própria Torá, a lei eterna de Adonai. Ele escreve: “Tua Lei (Torá) é lâmpada para os meus pés, e luz para o meu caminhar”(Sl 119:105 – XXL). Por isso, ao representar a Palavra de Deus, a menorá também representa o próprio Yeshua, pois Ele é “o logos que se fez carne e habitou entre nós”. E ao mesmo tempo, ao representar a Palavra de Deus, a menorá se assemelha a Árvore da Vida, pois aquele que guarda os mandamentos do Eterno resplandecerá vida, como uma árvore que produz vida e vida em abundância. Amenorah, portanto, representa a essência de Israel e o dever de todo crente em Yeshua: resplandecer a Torá (palavra) do Eterno sobre toda a terra através de Yeshua, fazendo com que as nações glorifiquem ao Pai, o Deus único de Israel!
Pesquisa
e digitação – Ir.˙. José Carlos Lopes \ (23-05-08)
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